Cirurgia de Catarata
Todo olho normal possui uma lente natural, que é chamada de cristalino. A opacidade do cristalino recebe o nome de catarata.
TIPOS
- Congênita: causada por doença da mãe ou da criança
- Juvenil: quando surge na infância ou na adolescência
- Complicada: quando é secundária a alguma doença do olho
- Traumática: causada por traumatismo ocular
- Medicamentosa: causada pelo uso de determinados medicamentos
- Senil: que ocorre no decorrer da idade. (Tipo mais comum)
TRATAMENTO
O único tratamento existente é a cirurgia. Consiste em retirar a catarata e substituí-la por uma lente intraocular.
QUANDO OPERAR?
Quando a piora da visão começa a interferir nas atividades da pessoa. No passado, esperava-se que a catarata ficasse “madura”, ou seja muito avançada. Na atualidade, com as técnicas modernas, é preferível operar um pouco mais cedo, diminuindo o risco de complicações cirúrgicas. Além do mais, a cirurgia, embora extremamente sofisticada, tornou-se mais rápida, mais confortável e mais segura.
A CIRURGIA
A cirurgia consiste em retirar a catarata e implantar uma lente intraocular. Existem vários tipos de lente e a escolha será feita conforme a indicação médica, a necessidade e a vontade do paciente. Com a utilização das lentes modernas, as incisões são pequenas e não precisam de suturas. A anestesia é local.
RECUPERAÇÃO
Em poucas horas o paciente é admitido no hospital, submetido à cirurgia e recebe alta. Geralmente não há necessidade de analgésicos no pós-operatório, pois a pessoa operada não sente dor. No pós-operatório, não há restrições quanto a ler, usar computador ou telefone celular. Em poucos dias poderá dirigir e se a atividade profissional não envolver grande esforço físico, em pouco tempo o paciente poderá retomar suas funções habituais.
LENTES INTRAOCULARES NA CIRURGIA DE CATARATA
É difícil afirmar qual a maior ou mais importante evolução da oftalmologia nas últimas décadas, mas com certeza, a moderna cirurgia da catarata, com implante de lente intraocular, está entre as que mais causaram impacto na vida das pessoas. No passado, a cirurgia de catarata era mais traumática com um alto risco de complicações e o operado necessitava de óculos espessos, geralmente em torno de 12 graus, muitas vezes chamado de “fundo de garrafa”, devido ao seu aspecto de vidro grosso.
A cirurgia de catarata consiste em substituir o cristalino opaco, a lente natural que as pessoas nascem com ela e que perde a transparência com a idade, ou por traumatismo, doenças ou uso de determinados medicamentos, por uma lente artificial.
As lentes mais modernas são macias, flexíveis, dobráveis e podem ser implantadas por incisões muito pequenas, sem necessidade de suturas. Estas lentes podem ser somente para distância, monofocais e podem ser para longe e perto, as bifocais, trifocais e multifocais. Com as monofocais, o paciente geralmente vê bem para distância e precisa de óculos para perto. Com as demais, na imensa maioria dos casos, o paciente vê longe e perto sem necessidade de óculos.
As lentes intraoculares podem corrigir a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia (vista cansada ou dificuldade para ver de perto, que ocorre a partir dos 40 anos de idade).
Mais Especialidades
- Saiba mais
Oftalmologia Geral
A Oftalmologia é uma das especialidades da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas[...]
- Saiba mais
Cirurgia Refrativa
Assim é chamada a cirurgia que corrige os erros refrativos do olho. São eles miopia,[...]
- Saiba mais
Lentes de Contato
As lentes de contato representam um grande avanço na correção não-cirúrgica dos defeitos da visão.[...]
- Saiba mais
Doenças da Córnea
CERATOCONE O ceratocone é uma doença ocular em que a córnea fica mais fina e[...]
- Saiba mais
Doenças Externas
Essa área da oftalmologia envolve o diagnóstico e o tratamento clínico e cirúrgico de doenças[...]