Doenças da Córnea

CERATOCONE

O ceratocone é uma doença ocular em que a córnea fica mais fina e mais curva, causando altos graus de astigmatismo irregular com comprometimento da acuidade visual, mesmo com óculos. Na atualidade, o diagnóstico pode ser feito precocemente e os diversos tratamentos disponíveis permitem que os portadores tenham uma vida normal.

A ocorrência de ceratocone aumentou nos últimos anos e uma das explicações seria a existência de exames mais eficientes, que possibilitam que o diagnóstico seja feito mais cedo e com mais precisão. Este é um grande avanço pois pode ser feito o tratamento com crosslinking impedindo a progressão da doença, antes que ocorram as limitações da visão por ela causadas.

Os recursos para o tratamento do CERATOCONE são o uso de óculos, o implante de anel intraestromal, que diminui a irregularidade da córnea, o crosslinking, que impede a progressão da doença, o transplante de córnea para os casos extremos e o uso de lentes de contato, que sem dúvida, é um dos recursos mais eficientes para proporcionar boa visão aos portadores do problema, em qualquer fase. As lentes de contato podem proporcionar boa acuidade visual, mesmo nos casos não solucionados com os procedimentos cirúrgicos.

CROSSLINKING PARA TRATAMENTO DE CERATOCONE

Em 2020, os primeiros estudos de crosslinking estão completando 20 anos. Ao longo deste tempo, numerosas pesquisas e aparelhos para sua realização foram produzidos. Na atualidade, a técnica mais utilizada, e que tem-se mostrado mais eficiente, é a chamada epi-off, em que a camada mais superficial da córnea, o epitélio, é removida. A seguir, pinga-se um colírio de uma substância de nome riboflavina até que o tecido corneano fique embebido com ela. Essa substância potencializa o efeito do crosslinking e, ao mesmo tempo, protege a camada mais interna da córnea, que é chamada de endotélio e não pode ser atingida pelo procedimento. Feito isso, a córnea é exposta à radiação ultravioleta, por um tempo variável, conforme a técnica e o aparelho utilizado. Todo o procedimento dura, pelo método mais antigo ou tradicional, cerca de uma hora, enquanto o método mais moderno é realizado dentro de aproximadamente 20 minutos. Os resultados são semelhantes, porém o método mais rápido é mais confortável e, como ele penetra menos na córnea, oferece menor risco de comprometimento do endotélio.

Esse procedimento promove um enrijecimento da córnea impedindo que ela continue a encurvar-se devido ao ceratocone. Está indicado nos casos em que o ceratocone está progredindo e tem a finalidade de impedir a sua progressão, objetivo esse que é alcançado em quase cem por cento dos casos. É um dos maiores avanços das últimas décadas no tratamento do ceratocone. Pode ser realizado em crianças, adolescentes e adultos, desde que respeitadas as contraindicações. Trata-se de um ;procedimento relativamente simples , feito com anestesia local e o paciente recebe alta logo após a cirurgia.

O crosslinking tem contribuído para uma considerável redução do número de transplantes de córnea causados por ceratocone, pois impede que a doença evolua a ponto de ser indicada essa operação.