Doenças Externas

Essa área da oftalmologia envolve o diagnóstico e o tratamento clínico e cirúrgico de doenças que acometem a córnea, a conjuntiva, a esclera e as pálpebras.  Portanto, fazem parte deste grupo, numerosas doenças como o ceratocone, distrofias e degenerações da córnea, ceratites infecciosas e não infecciosas, olho seco,  conjuntivites, blefarites, esclerites e muitas outras enfermidades.

Conjuntivite

Inflamação ou infecção da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior.

A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos.

Blefarite

Inflamação da pálpebra que afeta os cílios ou a produção de lágrimas.

A blefarite normalmente ocorre quando as minúsculas glândulas sebáceas da pálpebra interna ficam inflamadas. Costuma ocorrer juntamente com outros problemas de pele ou alergias.
Os sintomas incluem pálpebras vermelhas que coçam e parecem oleosas e com crostas. Secura nos olhos também é um sintoma.

Os tratamentos incluem a limpeza das pálpebras, colírios antibióticos ou esteroides e controle dos problemas subjacentes. No entanto, a blefarite tende a voltar.

Olho seco

Olho seco que ocorre quando as lágrimas não fornecem a umidade adequada.

O risco de contrair essa doença aumenta com a idade. Também costuma ocorrer em mulheres na pós-menopausa. O olho pode ficar seco, vermelho e inflamado. Os principais sintomas são desconforto e sensibilidade à luz. Colírios lubrificantes prescritos podem reduzir a secura.

Ceratocone

Condição em que o tecido transparente na superfície anterior do olho (córnea) se curva para fora. No ceratocone, o tecido transparente em forma de cúpula que cobre o olho (córnea) afina e se projeta para fora em forma de cone. Sua causa é desconhecida. Os sintomas aparecem pela primeira vez durante a puberdade ou no final da adolescência e incluem visão turva e sensibilidade à luz e claridade.

A visão pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato desde o início. Os casos avançados podem exigir um transplante de córnea.

Pterígio

Um crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea. O tumor triangular benigno pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre. O tumor indolor pode ser ligeiramente protuberante e conter vasos sanguíneos visíveis. Pode causar irritação e afetar a visão.

Em geral, não é necessário um tratamento. Colírios ou cirurgia podem ajudar em casos graves.

Entrópio

Entrópio é uma condição médica na qual a pálpebra (geralmente a pálpebra inferior) se dobra para dentro lesionando a córnea. É muito desconfortável, pois os cílios continuamente se esfregam contra a córnea causando irritação, dor, sensibilidade a luz e perda progressiva da visão. O entrópio é geralmente causado por fatores genéticos. Pode ser unilateral ou bilateral. Casos repetidos de infecção por tracoma podem causar cicatrização da pálpebra interna que predispõe ao entrópio.

Em humanos, essa condição é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. Pode ser congênito ou causado por cicatrização após um traumatismo no olho.