Lentes de Contato

Lentes de Contato

As lentes de contato representam um grande avanço na correção não-cirúrgica dos defeitos da visão. Assim chamadas por serem lentes que ficam em contato direto com a córnea, passam despercebidas quando comparadas aos óculos. São ideais para a prática de esportes, proporcionando visão de melhor qualidade com segurança e liberdade de movimento. 

Em princípio, podem usar lentes de contato as pessoas que usam óculos para correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Em determinados casos de ceratocone, em pessoas submetidas a transplante de córnea ou naquelas que sofreram algum tipo de trauma ocular, as lentes de contato podem ser a única opção para melhora da acuidade visual. As lentes de contato também podem ser utilizadas com finalidade estética, para mudar a cor dos olhos ou melhorar o aspecto de olhos desfigurados, e com finalidade terapêutica, no tratamento de doenças da córnea ou após certos procedimentos cirúrgicos. 

Quem faz uso de lentes de contato deve visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para um correto diagnóstico das condições do olho e orientação sobre o uso adequado. Uma vez adaptadas, é preciso que o usuário siga corretamente as orientações quanto ao manuseio, tempo de utilização, cuidados com limpeza, desinfecção e reposição.

Lentes Esclerais

As lentes de contato apresentaram uma extraordinária evolução nos últimos anos e, na atualidade, são uma opção para praticamente todos os usuários de óculos. E, mais importante ainda, as lentes de contato são, muitas vezes, a única possibilidade para proporcionar boa visão a portadores  de córneas irregulares,  que não melhoram com qualquer outro recurso.

Dentro desta evolução surgiram as lentes de contato esclerais. São lentes de diâmetro grande, que se apoiam na esclera, a parte branca dos olhos e não na córnea. Por isso são chamadas de esclerais.  São confortáveis e muitas vezes apresentam um conforto e uma qualidade de visão surpreendentes. Pessoas com problemas de córnea, que há anos não conseguiam uma boa acuidade visual utilizando qualquer outro recurso, com as lentes esclerais, têm alcançado visão suficiente para o desenvolvimento de praticamente todas as suas atividades.

Essas lentes são de adaptação um pouco mais complexa do que os demais tipos e requerem um acompanhamento mais criterioso,  mas o resultado, na imensa maioria das vezes,  compensa o esforço. Em casos menos graves ou mais simples, devem ser usadas as lentes corneais (que se apoiam na córnea), cuja adaptação é menos complexa. As esclerais devem ser reservadas para casos complexos de ceratocone, pós-cirurgia refrativa, ferimentos oculares e outros, em que o paciente não obtém uma boa visão com os demais tipos de lentes de contato ou não consegue usá-las, devido à sensibilidade da córnea.

 

Agendamento Online (62) 99905-5597

Agendamento Online (62) 99633-4100