Oftalmologia Geral

A Oftalmologia é uma das especialidades da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos. Esta especialidade médica se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração (grau) apresentados pelo olho.

Assim como outras especialidades, a Oftalmologia tem várias subespecialidades, entre elas:

Para uma boa saúde ocular é recomendável que se vá a um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, mas essa periodicidade pode ser menor no caso de pessoas que apresentam problemas crônicos de visão ou fazem algum tipo de acompanhamento.

CONTROLE  DA PROGRESSÃO DA MIOPIA

Algo que seria impensável até há poucos anos, hoje já é uma realidade. É possível impedir ou diminuir a progressão da miopia.

O míope possui o olho mais longo do que o normal e isso pode causar determinadas complicações como descolamento de retina, degeneração da coroide  (a camada vascular do olho), degeneração da mácula e glaucoma. Todos esses problemas podem causar graves prejuízos à visão.  Existem tratamentos para todos, porém nem sempre são bem sucedidos. Quanto mais alta a miopia, maior o risco, assim evitar a sua progressão é algo importante  para prevenir  as complicações  mencionadas acima.

A faixa de idade em que se consegue os melhores resultados é entre 6 e 13 anos de idade.  Existem várias formas de tratamento, tais como: exposição à luz solar, uso de determinados colírios e adaptação de tipos especiais de lentes de contato.

É fundamental, portanto, um exame oftalmológico, o acompanhamento do crescimento do olho e da evolução da miopia,  realizando o tratamento mais adequado para cada caso.