A importância do crosslinking para o tratamento de ceratocone

Publicado em 1 de março de 2022

A importância do crosslinking para o tratamento de ceratocone

A importância do crosslinking para o tratamento de ceratocone

O advento do crosslinking talvez tenha sido a evolução mais importante para o tratamento do ceratocone nos últimos 10 anos. Trata-se de um procedimento cirúrgico relativamente simples, realizado apenas com colírio anestésico.

Consiste na remoção de parte do epitélio, a camada mais superficial da córnea, instilação de colírio de riboflavina, substância que atua no crosslinking e ao mesmo tempo protege o endotélio, a camada mais interna da córnea. O tempo de  instilação da riboflavina varia com a regulagem do aparelho utilizado e com a programação feita pelo cirurgião. Após  a córnea ficar embebida com riboflavina, ela  é exposta à radiação ultravioleta durante um tempo também variável. Finalmente é colocada uma lente de contato terapêutica que é deixada no olho durante 4 ou 5 dias para dar mais conforto ao paciente.

A finalidade desse tratamento é impedir a progressão do ceratocone o que acontece em cerca de 90 por cento dos casos, evitando a piora da visão e a necessidade de transplante de córnea. Nos últimos anos houve uma redução considerável do número de transplantes de córnea, graças principalmente à utilização do crosslinking.

Agendamento Online (62) 99905-5597

Agendamento Online (62) 99633-4100